Autor da Semana: Charles Bukowski

Nascido como Heinrich Karl Bukowski, Henry Charles Bukowski Jr além de poeta foi um contista e romancista estadunidense nascido em Andernach (Alemanha) no dia 16 de agosto de 1920 e faleceu aos 73 anos em Los Angeles, no dia 9 de março de 1994. Famoso por suas obras um tanto obscenas, com narrativa direta e sem pudor que faziam com que muitos se identificassem.


Vida pessoal
Aos 3 anos se mudou inicialmente para Baltimore (Estados Unidos), e em seguida para o subúrbio de Los Angeles com seus pais: a mãe que era abusada física e psicologicamente por seu pai que era um autoritário soldado americano.
Fonte

Durante sua adolescência, Bukowski precisou fazer tratamentos agressivos contra acne em um hospital público da cidade onde morava por conta de inflamações que surgiram em seu rosto e parte superior do corpo. Isso fez com que se afastasse por um ano da escola onde teve poucos amigos e era sempre um dos últimos escolhidos para o time de beisebol. Foi nesse período que ele descobriu o álcool e os livros: as únicas coisas que tornavam sua vida suportável.

Começou a cursar jornalismo pela Los Angeles City College em 1939, ganhou uma maquina de escrever de seu pai que logo depois o expulsou de casa por conta de suas histórias, o que o fez morar em pensões e, desempregado, desistir da faculdade. Trabalhou como faxineiro, frentista e motorista de caminhão temporariamente antes de conseguir um emprego de carteiro em 1952 , mesmo com seu problema com alcoolismo. Nesse mesmo período enviou seus escritos para várias editoras independentes até que conheceu Barbara Frye (editora da revista Harlequin) que aprovou seus trabalhos e o reconheceu como um gênio. Logo começaram a se corresponder. Em pouco tempo casaram-se e separaram-se pouco depois.
Depois de se separar de Barbara Frye, Bukowski conheceu Frances Smith e tiveram uma filha chamada Marina Louise Bukowski.





Henry Chinaski
Em 1971, surgiu seu alterego Henry Chinaski, em Cartas na Rua. Chinaski o acompanha em todos seus romances e só não é protagonista em Pulp. Apesar de nunca ter gostado muito de filmes, alguns de seus contos e romances foram adaptados para o cinema por alguns diretores.

Com seus trabalhos nitidamente autobiográficos, Bukowski teve muitos problemas por citar nomes e fazer críticas aos seus familiares e amigos por sua falta de discrição. Cada poesia, cada romance e cada conto do escritor traz um pouco da vida do "Velho Safado", como ficou conhecido no mundo inteiro.

Morte
Bukowski morreu em 9 de Março de 1994, aos 73 anos com leucemia pouco depois de terminar Pulp. Em seu túmulo está a frase "Don't Try" (Não Tente). Bukowski inspirou e ainda inspira muitos com sua escrita direta, suja e indiscreta, mas poucos são aqueles que como ele, vivenciaram e permaneceram com naturalidade na sarjeta, fazendo dela, sua fonte de inspiração. De todo aquele inferno imundo e fedido, Bukowski fez o seu paraíso.



Principais obras
Mulheres, Cartas na rua e Notas de um velho safado
A mulher mais linda da cidade, O amor é um cão dos diabos e Pulp


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa