Resenha: Extraordinário

Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 318

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética, cuja sequela é uma severa deformidade facial que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Não existe uma palavra melhor para descrever esse livro do que o próprio título: Extraordinário. Este livro desperta todo tipo de sensação em nós e não há como não se emocionar com Auggie.

“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

Por causa de uma mistura de duas síndromes raras que o deixa com uma deformidade facial, August foi educado em casa, ou seja, nunca estudou em uma escola. Esta foi a forma que sua mãe encontrou de protege-lo de tudo e de todos já que, por onde passava ele provocava todos tipos de reações nas pessoas: susto, medo, choro, repulsa... enfim. Apesar de tudo, ele aceita bem seu problema, e o livro aos poucos vai nos mostrando que isso não faz muita diferença para ele.


"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

O livro começa com a mãe de Auggie travando uma batalha consigo mesma entre continuar ensinando Auggie em casa (porém algumas matérias ela já não consegue ensiná-lo por estar além do que ela sabe) e deixá-lo ir a escola, porém existe todo o medo das reações e de tudo o que as crianças podem vir a fazer com ele.
Depois de conversarem e fazerem visitas em algumas escolas, a mãe e o pai de Auggie resolvem matricular o garoto na escola Beecher Prep: uma escola tradicional e particular. Os pais de Auggie o levam para conhecer a escola um semana antes de começarem as aulas para que o seu filho se sinta a vontade e se adapte com o local, o diretor Buzanfa prepara um comitê de recepção para ele convidando três alunos, Jullian, Charlote e Jack Will, para ajudar Auggie a se sentir mais confiante e para tentar socializá-lo. 

É uma leitura super leve, rápida e muito emocionante. Tinha momentos em que eu pensava: como este garoto consegue aguentar tudo isso e ainda ser doce e gentil? É nesta parte em que o nosso protagonista vem e nos passa uma lição. Extraordinário é aquele tipo de livro que nos dá um choque de realidade e nos ensina coisas que levaremos para o resto da vida, como as pessoas são muito mais do que a sua aparência. Auggie com seu jeito tímido, doce e gentil ao longo do livro nos mostra que as pessoas são muito mais do que podemos ver, e que ao exterior pode até não ser exatamente convencional para os padrões estéticos da sociedade atual, mas isso não quer dizer que podemos excluí-la por não ter uma aparência "legal"

" Acho que é como o toque do queijo,do livro Diário de um Banana.As crianças tinham medo de encostar numa fatia de queijo mofado na quadra de basquete.Na minha escola,eu sou o queijo mofado"
Li o livro em apenas um dia já que ele e bem fininho, só que eu acho que o que me fez “devorar” o livro é que ele tem uma narrativa muito envolvente e o que mais me surpreendeu foi o fato de podermos entender os sentimentos de cada um na história, já que cada capitulo é narrado por alguém da família ou por um de seus amigos. Confesso que fiquei com um pouco de medo de ler este livro, pois por um tempo ele foi “modinha”, mas acho que li no momento certo. Este livro e daqueles que você poderá ler, reler e ler de novo que ele nunca vai perder a graça e a magia que tem.

"Extraordinário" é um livro que eu recomendo para todos independente da idade ou gosto literário.



NOTA: 5


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa