Resenha: Graham - O continente Lemúria

Título: Graham – O Continente Lemúria
Autor: Vinícius Fernandes
Editora: Selo Jovem
Ano: 2014
Páginas: 208


Peter Graham é um caçador de vampiros, mas não foi sempre assim. Antes era um rapaz homossexual que enfrentava as dificuldades de uma sociedade dividida entre a aceitação, o respeito e a repugnância à sua condição. Tinha amigos, amores, preocupações e medos como qualquer jovem, mas tudo isso ficou no passado. O novo Peter é frio e destemido a conseguir seu objetivo: aniquilar o maior número de vampiros possível. No entanto, tudo sofre uma reviravolta quando se vê obrigado a realizar uma missão à Família de vampiros que procura há muito tempo: caçar e matar um lobisomem. O que Peter não esperava era se apaixonar por ele e acabar por descobrir um segredo muito antigo que pode ajudá-lo em sua busca...”

Descobri esse livro em um grupo de leitores do Facebook e logo fui atrás do autor para adquirir o livro. Apesar dessa saturação de vampiros e lobisomens, Peter Graham traz uma premissa diferente se destacando dos demais livros desse gênero.

O livro conta a história de Peter Graham. Um jovem que tem sua vida destruída por vampiros levando-o a se tornar caçador para cumprir seu objetivo: acabar com todos os vampiros. 
Antes de tudo acontecer, Peter era um garoto comum estudante de desenho industrial, tinha família, um namorado, o emprego dos sonhos e uma melhor amiga; Apesar dos dramas do cotidiano tinha uma vida razoavelmente boa e estável.

Certo dia, tudo o que era mais importante na vida de Peter é destruído e nesse maremoto de tristezas, solidão e angústias, nasce um novo personagem: frio, calculista, corajoso e solitário. Empenhado em acabar com toda essa raça, Peter descobre o ninho dos vampiros mais temidos entre os caçadores que se auto denominam "A Família". Sem pensar duas vezes, Peter convoca outros caçadores para ajudá-lo a acabar com eles de uma vez por todas, porém o plano não sai como o esperado e o rapaz é obrigado a realizar uma tarefa imposta por seu maior inimigo. Peter deveria matar o chefe de matilha de lobisomens.

Entre um mal entendido e outro temos Peter que fora mandado para matar o lobisomem, revelando-se apaixonado pela criatura e a partir daí conheceremos a lenda que gira em torno do livro, a explicação da origem dos vampiros e dos lobisomens e o esquecido continente Lemúria. 

A lenda em si foi muito bem elaborada e foi, para mim, uma parte bem interessante do livro, pois o autor criou uma história diferente dos que estamos acostumados. A melhor parte do livro são as 50 ultimas páginas que é ação em cima de ação e o desfecho... Meu deus!!! Fiquei boquiaberta. Eu já estava triste com algumas coisas que aconteceram e quando chega no final o autor solta uma bomba em nossas cabeças. 

Os capítulos se alternam entre o presente e o passado. É narrado em primeira pessoa quando mostra o presente e o passado de lembranças é narrado em terceira pessoa. 

Os pontos negativos do livro foram:

Se passar no Canadá. É nítido ver que o autor não conhece bem o local, pois os detalhes deixam a desejar e por isso sou a favor de trazer a história pro Brasil. Sem querer ser chata, mas poucos escritores nacionais escrevem histórias que se passam no Brasil e eu acho que isso realmente deveria ser mudado. 
Senti que a editora não foi cuidadosa quanto a revisão do livro, pois nele encontramos vários errinhos de separação silábica, repetição de palavras e fontes que aumentam e diminuem sem mais nem menos; Claro que não interferem em nada na história, porém são erros bem nítidos e que transmitem descuidado da parte da editora. 


De modo geral, o livro é ótimo. A narrativa é bem gostosa e leve, apesar das mortes sangrentas (ainda não me recuperei da morte de um dos meus personagens favoritos). As cenas de romance são lindas e de uma delicadeza que irá agradar qualquer tipo de público leitor.

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa