Entrevista: Rita Pinheiro

Olá, gente! A nossa entrevistada deste mês é a escritora brasileira Rita Pinheiro. Ela é autora do livro Enigma - Mundo Interdito.

Exibindo
Na imagem: Rita Pinheiro e seu esposo.

Rita Pinheiro nasceu numa pequena cidade no Estado de Goiás, num ano de muitos avanços tecnológicos. Ano este que o homem pisou na Lua. Atualmente mora com o marido e os dois filhos na cidade de Fraca (SP). Sempre foi atraída pela ideia de o ser humano se desenvolver intelectualmente a partir do amor. Daí surgiu Enigma, uma história cheia de amor, magia e acrescentada por seres extraterrestres e mundos paralelos. A intenção da autora é que Enigma proporcione aos seus leitores uma viagem a um mundo de fantasias, na qual os leve a refletir sobre alguns assuntos da vida real, como a importância de amar as pessoas e preservar a natureza.

Para ler a resenha de Enigma - Mundo Interdito, clique aqui.


ENTREVISTA

1. Quando você começou a escrever? Teve muitos incentivos? Muitas críticas?

Sempre gostei de escrever, mas só comecei a fazê-lo com a intenção de publicar depois que imaginei, junto à minha família, um jovem do mundo atual vivendo no mundo de Enigma. Isso ocorreu no início de 2013. Tive muitos incentivos e muitas críticas, mas só na minha casa, pois combinamos de guardar nossa história em segredo até a publicação. As pessoas sabiam que eu estava escrevendo um livro e iria publicar, mas muitas desacreditavam e não sabiam o que era. E quando perguntavam o nome do livro, eu respondia que era um ENIGMA.

2. Quando e como surgiu a ideia de escrever Enigma? E por que abordar esse tema tão importante, mas que muitas pessoas não dão valor?

É justamente pela pouca importância que as pessoas dão ao "Meio Ambiente" que resolvi abordar esse tema. Juntando com muitas trocas de ideias e imaginações para lá de estranhas, inventei esse mundo. E minha família ajudou a recheá-lo.

3. Como foi sua jornada como escritora até a publicação de Enigma?

Minha jornada de escritora não foi e não é fácil. Porque trabalho oito horas por dia. E escrevo nas horas vagas, finais de semana e a qualquer hora da noite. Acordo várias vezes na madrugada e faço anotações de ideias ou sonhos que me ocorrem. Às vezes, sem tempo para escrever, sinto falta, como se fosse um vício.

4. Você tem outros projetos de escrita diferentes de Enigma e seu mundo?

Apesar do mundo Enigma me tomar muito tempo, sim. Mas ainda é SEGREDO.

5. Sabemos que Enigma terá mais duas sequências. O que esperar para os próximos volumes?

Os próximos volumes trarão muitas revelações e romances com pitadas de conflitos entre mundos.

6. Quais são seus autores preferidos e em quem você se inspira como escritora?

Me inspiro em vários autores de todos os gêneros. Mas tenho meus preferidos, como José Saramago, J. R. R. Tolkien e adoro Ariano Suassuna.

7. Qual a sensação de ter o seu trabalho reconhecido e receber tantas críticas positivas dos leitores?

É maravilhoso ver uma divulgação com tantos comentários positivos. No entanto, não tenho ilusão de que meu livro vá agradar a todos e ter somente comentários positivos. Além disso, os comentários negativos vão me mostrar o que posso fazer melhor. Acredito que o positivo e o negativo tem que existir para fazer o equilíbrio das coisas.

8. Ser escritor é uma profissão, mesmo que muitos vejam apenas como um hobby. Você sofre pressão da editora, dos fãs, da família? Se sim, como lida com isso?

Devido ao pouco tempo que tenho para escrever, acabo deixando de lado os afazeres de casa. Isso já gerou muitas cobranças e até piadas entre família, parentes e amigos. Mas não me incomoda. Dou asas às brincadeiras e me divirto até.

9. Quais as dificuldades que você enfrenta como escritora e como escritora no Brasil, já que nosso país, infelizmente, não tem um alto índice de leitura?

Autor brasileiro tem muitos gastos para publicar. E o retorno é demorado, tornando impossível viver só nessa profissão.

10. Por último, um recadinho para os fãs e leitores.

Meu recado é o mesmo que digo sempre para meus filhos: leiam, leiam muito, porque a leitura traz conhecimento e conhecimento é poder. E quem não gosta de poder?


É isso ai, gente.. Espero que tenham gostado da entrevista. Eu gostei muito de poder saber um pouco mais sobre a autora e sobre o mundo Enigma e confesso que estou ansiosíssima para descobrir esse SEGREDO! E reforço o recado da Rita: leiam muito mesmo! Ler é a melhor solução para todos os problemas.
Um beijo para Rita e para vocês, leitores!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa