Por que os livros são tão caros no Brasil?




Olá! Como podem ver, no post de hoje iremos mostrar os porquês dos preços elevados na venda de livros aqui no Brasil. Vejo que essa é uma dúvida bastante comum, e que muitas vezes deixam nós leitores irados. Eu, por exemplo, sou amante de livrarias, realmente adoro! Porém está praticamente impossível efetuar uma compra, pois os livros em lojas físicas estão com preços exorbitantes, o que me leva a preferir lojas online.

Mas por que os livros no brasil têm preços absurdos?

Um dos problemas é a tiragem. Como aqui no Brasil as tiragens dos livros são de no máximo 2.000 exemplares, enquanto outros países trabalham com 10.000 tiragens em média, acaba que com edições reduzidas, o custo dos livros por unidade sobe. Como assim? 
Toda edição tem um custo fixo dividido em composição das páginas, revisões, ilustrações, etc.., tudo isso, todos os gastos que se tem, precisam ser ressarcidos com o número de tiragens, mas como o Brasil tem uma tiragem baixa o valor final do produto fica alto, pois divide- se o custo fixo pelo número de exemplares, onde se tem o custo unitário.

Outro fator relevante é a condição socioeconômica pois, com um salário tão baixo com o nosso, é bem difícil conseguirmos nos dar ao luxo de sempre termos dinheiro para gastarmos com livros, já que o salário da maioria é contado e muitas vezes quase nem sobra para suprir as necessidades básicas.

Outro fator é a cultura: aqui no Brasil livros não são considerados artigos de entretenimento. Sendo assim, as pessoas preferem gastar dinheiro em festas, cinemas ou outros meios de diversão até bem mais caros do que comprar um livro. Isto mostra que se tivéssemos uma introdução desde pequenos e o governo investisse nisso poderíamos ter uma mudança na mentalidade das crianças, tornando-as jovens leitoras capazes de expandir os horizontes do mercado brasileiro.


E Você o que acha do preço dos livros aqui no Brasil? Me conta
Beijúh da Rêh

5 comentários:

  1. Eu acho que não é só isso, é muita gente para "lucar" com aquele livro, é o autor, é a editora, a livraria, a progranda ...marketing essas coisas e todo mundo fala que aqui se lê pouco.....
    Eu acho que isso está mudando, mas enfim.....mas acho que as livrarias cobram muito muito caro pelos livros, e o autor mesmo não deve ganhar quase nada, quase morrer de fome se não vende muito (é muito complicado publicar no Brasil)
    Uma coisa que eu acho um absurdo são alguns e-books com preço de livro físico, tenha dó né?
    Alguém ganha com esses preços e não é o autor
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Renata (xará êêêê), você tem toda razão...
      Quando pesquisei sobre o tema para abordar aqui no blog vi como são divididos os lucros das edições de livros e sim, quem lucra mais com a venda do livro é a livraria; Seria mais ou menos assim a divisão: 40% dos lucros para as livrarias, autor uns 15 % editor 25% e outros 20% são para gráfica,material e distribuidor...
      Graças a Deus está mudando e as pessoas estão adotando o hábito de se ler cada vez mais e melhor....
      Também não concordo com os preços elevados dos e-books, pois se não há gastos com a edição, qual é a desculpa para o preço elevado???
      Muita coisa precisa ser mudada e ajustada pois, está aumentando o interesse na leitura então a mesma deve ser acessível a todos não é verdade??
      Obrigada por acompanhar Beijúh Rêhh =*

      Excluir
    2. Tenha dó mesmo de E-book com preço de livro físico! E-book deveria ser baratinho só pra não haver tantos downloads ilegais. Mas com o preço do e-book todo mundo recorre ao download mesmo. Às vezes a tradução tá horrivel, mas quem vai pagar 30 reais só pra ler arrumadinho?

      Excluir
  2. eu acho um absurdo pq nao sou rica e nao mereço comprar um livro so por 40 reais, entao eu fico de boas e espero promoçoes na internet kkkkkkk
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, eu também faço isso sinceramente á tempos não sei o que é comprar em loja física, só compro quando a mesma está em promoção....
      Eu também não tenho condições de pagar 40 reais em um livro então, vou para a internet também, porém sinto muita falta de comprar em livrarias realmente adoro o ambiente, e é tão bom comprar e levar o livro na mesma hora para casa neh....
      Obrigada por acompanhar Beijinhos da Rêh =*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa