Resenha: Fale!

Título: Fale!
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
Ano: 2013











“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.” Pág. 22


Depois de Melinda Sordina ter ligado para a polícia e estragado a festa dos veteranos para comemorar a chegada das férias, ela perdeu todas as amigas e começou a ser chamada por todos de "dedo duro". Desde então, ela se tornou uma adolescente deprimida e calada tentando sobreviver ao primeiro ano do ensino médio.


"Eu tinha feito um megaesforço para me esquecer de cada segundo daquela maldita festa, e cá estou eu, no meio de uma galera hostil, que me odeia por causa do que tive que fazer. Não posso contar para eles o que realmente aconteceu. Não consigo nem pensar naquela festa. Um rugido animal brota do meu estômago." Pág. 42

Parece que a única pessoa que quer ouvir o que Melinda tem a dizer é seu professor de artes, Freeman. Ele ajuda a menina a se expressar através de um trabalho manual que foi passado em aula.

"O prof. Freeman acha que tenho que encontrar meus sentimentos. E eu por acaso poderia deixar de encontrá-los? Eles estão me devorando viva, como uma infestação de pensamentos, vergonha, erros. Fecho os olhos com força. (…) Vou me tornar normal. Esquecer tudo o mais." Pág. 147

Algo aconteceu naquela festa, algo que Melinda não consegue contar para ninguém. O medo se tornou maior que a coragem e ninguém entende as atitudes dela. Na verdade, todos olham a menina como se ela estivesse ficando louca.

"Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo de manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça. (...) Sempre que tento conversar com os meus pais ou um professor, balbucio ou congelo. O que tem de errado comigo? É como se eu tivesse algum tipo de laringite espasmódica." Pág. 67

Seus pais só sabem brigar e trabalhar, ela é motivo de chacota no colégio, suas notas estão péssimas e ainda perdeu sua amiga Heather para o grupinho da sua ex melhor amiga Rachel, cujo namorado Melinda não suporta.

Até quando Melina guardará este segredo? Por quanto tempo ela pode suportar?

"Gosto da sensação do sal das minhas lágrimas ardendo nos meus lábios. Lavo o rosto na pia até não restar mais nada dele, nem olhos, nem nariz, nem boca. Um nada todo liso." Pág. 61

*
Gente, que resenha difícil de fazer! E o medo de dar spoiler para vocês?
Enfim, foi uma experiência muito legal. É realmente um livro para ser trabalhado em escolas e ser lido por todos, principalmente quem sofre de depressão ou problemas relatados no livro. Ah, e tem o filme também que se chama O Silêncio de Melinda com a Kristen Stewart. Apesar de o final ser diferente, o filme também é bom e eu recomendo.

Essa edição da Valentina é muito legal por ser informativa e também por ter perguntas de leitores que a autora respondeu.
E essa capa e título? Não poderiam ser melhores, pois as boquinhas na árvore e o título Fale! é como um incentivo, não só para Melinda, mas para todo que se identificam com a personagem e seus problemas. Falem!

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa