24 de jun. de 2015

Resenha: O Príncipe dos Canalhas

Título: O Príncipe dos Canalhas
Autor: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2015












Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.


O príncipe dos Canalhas é um romance de época escrito por Loretta Chase, ganhador do prêmio RITA de melhor romance histórico. É narrada a intensa história de amor entre Sebastian Ballister, o marquês de Dain, e Jessica Trent, uma dama respeitável.
.


Sebastian Ballister, conhecido como lorde Belzebu, uma pessoa de comportamento duvidoso, um verdadeiro canalha. Mas isso acontece devido a sua infância um tanto sofrida. Ele foi recusado pelo pai e abandonado pela mãe. Passou a infância em um internato, onde as crianças eram cruéis com ele devido a sua aparência não muito agradável.

“O mundo o enfiou em latrinas, provocou-o, zombou dele e o agrediu. O mundo se afastou dele e o fez pagar por toda a mentira mesquinha que se passara por felicidade. O mundo tentou forçá-lo a se submeter, mas ele não cederia, e Dain ditou seus próprios termos.”

 Mas com o passar do tempo Sebastian sai do lugar de vítima e passa para o de vilão. As crianças se submetiam a ele; voltou para casa; ganhou poder na região. É como se realmente o próprio Beuzebu estivesse encarnado nele.

"Seu rosto era severo e duro, a própria face do Beuzebu. No caso de Dain, o livro podia muito bem ser julgado pela capa, pois ele também era severo e duro por dentro."

Dain não se envolvia com damas, preferia as prostitutas, pois pra ele era mais fácil se envolver com alguém que logo após o sexo fosse embora, pagar por tudo que “consumia”, pra ele, era uma honra:“Damas, no dicionário de Dain, estavam listadas sob os verbetes ‘Praga’, ‘peste’ e ‘Fome’.”

É quando muda-se pra Paris que a vida de Dain dá uma reviravolta. Ele encontra Jessica, recém-chegada nesse lugar. Ela é uma dama da sociedade, teimosa, atraente, bem decidida, muito diferente das mulheres da época. Do tipo de mulher que Dain foge e ele é o tipo de homem que qualquer mulher fugiria, até Jessica aparecer. Ela sabia muito bem como envolver um homem, apesar de nunca ter sido de nenhum antes.

 “Ao lado dela, ele se sentiu um paspalho. Um paspalho enorme, feio e estupido.“

“... Queria que ele sempre ficasse por perto, quando qualquer outra mulher adoraria se ver livre dele. Ela se oferecera para ele quando qualquer outra mulher desmaiaria para escapar da situação. Jessica havia se entregado por vontade própria, apaixonadamente.”

Ambos personagens principais têm uma personalidade forte, o que deixa o livro mais interessante, pois é difícil prever quem vai ceder. Jessica é dotada de uma teimosia que encanta o lord. Sempre irônicos, é difícil imaginar os dois sem as trocas de “gentilezas”. Em boa parte do livro eles ficam nesse impasse. Sebastian, Lorde Beuzebu ou simplesmente Dain acaba se tornando um "cavalheiro" (ok, nem tanto), e nos desperta uma vontade de que ele e Jessica terminem bem. Posso dizer que o final, apesar de previsível, não poderia ser melhor.

NOTA: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!