Resenha: Os 13 Porquês

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas:
Ano: 2011










'' ...vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos.'' ( Hannah)

O narrador é Clay, envolvido igualmente como personagem, um menino que até então vivia normal e tranquilamente. Mas tudo muda após receber sete misteriosas fitas k7, nas fitas contem declarações/confissões feitas por sua ex colega da escola, Hannah, que há poucos dias atrás cometeu suicídio e nas fitas explica o que a motivou a esse ato contra si própria. Ela acaba tendo também o papel de narradora no livro. Clay se surpreende ao saber que ele é um dos motivos, um dos 13 porquês. Todos que Hannah cita como ''causadores'' de sua morte, recebem as fitas.


'' Queria nunca ter visto aquela caixa, nem as sete fitas dentro dela. Apertar o play a primeira vez foi fácil. Moleza. Não tinha ideia do que ouviria.'' (Clay)

''Afinal uma garota morta não mentiria.Espera aí! Isso está parecendo uma piada. Por que uma garota morta não mentiria? Resposta: Porque ela não pode mais falar!'' (Hannah)

A principio Clay não consegue pensar em nenhum mal que tenha feito à Hannah, a ponto dela querer se matar, eles haviam ficado uma unica vez e por achar que ela não tivesse interesse por ele, não insistiu nela. Mas ninguém prevê o que se passa na mente de ninguém, Clay estava totalmente errado a respeito dos sentimentos de Hannah, pois havia ouvido o que falavam dela, não só ele como todos no colégio.

''Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam a meu respeito. Mas eu de verdade.'' (Hannah)

As confissões envolvem não apenas Clay, como muitos conhecidos dele, ele passa a enxergar essas pessoas de uma forma pior, digamos. Hannah escondia mais segredos do que todos poderiam imaginar. Uma menina aparentemente normal, mas que escondia magoas extremas de pessoas que a rodeavam, pessoas essas que de alguma forma a fizeram sofrer inventando historias a seu respeito, ridicularizando-a.

 "...você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva- cansativa demais- e você considera a possibilidade de largar tudo, de deixar acontecer uma tragedia... ou seja lá o que for.'' (Hannah)

 O livro nos faz pensar sobre um assunto muito sério e muito recorrente nas escolas: bullying. E pior que o bullying são as consequências desastrosas que ele pode trazer, ainda mais na vida de uma adolescente. No caso de Hannah, é notável que ela chegou a seu limite. Mas no fim das contas, pra mim, Hannah aparenta ser cruel, vingativa e fria ao revelar tudo o que revelou naquelas fitas, como se ela fosse a vítima e vilã da própria história. E isso é o que deixa o livro mais interessante, essa 'dupla' personalidade da protagonista. Esperava mais do livro, mas talvez a intenção do autor fosse mostrar e tocar as pessoas com esse tema. Fazer pensarem sobre cada palavra dita a alguém ou sobre alguém.

NOTA: 4


1 comentários:

  1. Oie! Tudo bem? <3

    Olha, já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus".

    O livro vai sair em junho pela DarkSide Books. Fica a dica :) http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa