Resenha: Para Todos os Garotos Que Já Amei

Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Página:320
Ano:2015












Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos. Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.




Para Todos os Garotos Que Já Amei conta a história de Lara Jean Song Covey, a irmã do meio entre 3 irmãs. Órfã de mãe, Lara Jean e sua irmã mais velha Margot e sua irmã mais nova Katherine (Kitty para os íntimos) vivem com seu pai, um ginecologista que passa muito tempo fora por conta dos plantões que tem que fazer no hospital em que trabalha. Margot, a irmã mais velha é a responsável por elas, porém está de partida para a Escócia para fazer faculdade, tem um namorado Joshua que é a paixão de todos da casa inclusive do pai. Apesar de ter apenas 16 anos, Lara Jean já se apaixonou 5 vezes, e em todas 5 escreveu uma carta para seu amado. Porém não são cartas de amor, são cartas de despedidas onde ela fala de seus sentimentos e porque se apaixonou por cada um; estas cartas nunca foram enviadas, eram só escritas e guardadas em uma caixa de chapéu para dar fim a toda essa história de amor criada apenas na sua cabeça, já que na realidade ela nunca se declarou para nenhum deles. Ela apenas escreve tudo que vem em sua mente para libertar seu coração e alma e depois segue em frente com sua vida. Esquecendo o que sentia pelo menino.



"Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir." - Lara Jean


Com a proximidade da viajem de Margot, sua irmã resolve romper o relacionamento com o namorado Josh, pois seria impossível continuar o namoro a distância. Agora, sem Margot e o namorado dela chorando as magoas para si, Lara decide que é hora de abrir a caixa de chapéu e adicionar outra carta, a segunda de despedida para Josh, pois agora com sua irmã longe ela percebeu que ainda sente alguma coisa por ele, o que não pode acontecer já que a primeira vez que se apaixonou por ele, foi antes dele namorar sua irmã, então ainda era aceitável, agora não, Margot acabou de romper com o homem que ama e Lara Jean não quer se apaixonar pelo ex da irmã.

Como se a situação já não estivesse complicada o bastante, um belo dia Lara Jean nota que sua caixa de chapéu desapareceu, e o pior, ela descobre que todas as 5 cartas que ela tinha escrito foram enviadas para seus destinatários sendo um deles Josh, o ex namorado da sua irmã e o outro Peter Kavinsky, o cara mais gato da escola, ex-amigo da época do ensino fundamental e ex namorado de Genevive que era sua amiga, mas que a tempos não fala mais com ela.


Querido Peter K.
Se um dia nos beijássemos de novo, eu pegaria alguma coisa, e não seria amor, seria Herpes!


Peter Kavinsky é o primeiro que vai até Lara Jean buscar explicações sobre o conteúdo da carta, mas nada é pior do que Josh indo confrontar Lara Jean sobre a carta que recebeu, ela tenta explicar falando que tem muito tempo que escreveu a carta e que já não sente mais nada por ele e no impulso para sair daquela situação embaraçosa, ela fala que está namorando. Josh não acredita e então por obra do destino Peter passa pelo corredor. Sem pensar, Lara Jean vai até ele e dá um beijão nele para provar a Josh que está namorando.

“— Estou namorando.
O queixo de Josh cai.
— O quê?
O quê?
— É. Estou namorando uma pessoa, uma pessoa de quem gosto muito, muito mesmo, então não se preocupe com isso.— Balanço a carta como se fosse só um papel, um pedaço de lixo, como se no passado eu não tivesse derramado meus sentimentos naquelas páginas. Enfio a carta na bolsa.”



Então assim eles começam um namoro de mentira, com um acordo por escrito e tudo, onde Peter quer fazer ciúmes na ex-namorada Genevieve e Lara Jean quer fazer com que Josh entenda que ela não quer nada com ele, quando na verdade ela não sabe o que realmente sente, por nenhum dos dois.


Vi esse livro pela primeira vez em bookshelf tour gringo e o livro já de cara me chamou atenção pela capa. Eu simplesmente amei e achei muito fofinha. Outra coisa que me chamou a atenção foi a autora, que é a mesma do livro Olho por Olho (Resenha aqui) e Dente por Dente (resenha aqui), ambos os livros eu gostei bastante então como já sabia como era a escrita da Jenny Han, eu apostei todas as minhas fichas neste livro e achei o mesmo incrível.

O lindo desse livro é a sensibilidade da autora ao nos mostrar uma convivência entre irmãs diferente do que estamos acostumados, pois depois que as meninas perdem a mãe, Margot assumiu todo o controle da casa. As três são super unidas, uma cuida da outra, sabe?
O livro não tem final, isto porque ele tem um segundo volume, mas acaba tão tenso que dá raivinha de não ter a continuação já em mãos. 
Apesar dele ser YA contemporâneo, ele não cai em muitos clichês desse gênero, e com o romance na medida certa, a autora conseguiu construir relacionamentos fofos sem serem melosos. 
A pouco tempo eu li um livro de romance colegial da mesma autora, mas com certeza não é tão legal quanto Para Todos Os Garotos Que Já Amei. A escrita da Jenny Han é tão simples de ler que você acaba lendo rápido de mais (meu caso) e acaba tendo que sofrer pelo segundo livro. 

Entrou para a lista das melhores leituras de 2015 e se tornou um dos romances queridinhos da estante!
O livro tem uma continuação já lançada lá fora. O segundo volume se chama ”P.S. I Still Love You”, no Brasil será "P.S. Ainda Amo Você" e espero que a intrínseca não demore para lançá-lo,



Obs: O livro contem uma parte sensacional que eu não poderia ficar sem falar: No Halloween, Lara Jean e Josh vão vestidos do Cho Chang e Harry Potter, e olha a  conversa entre os dois.

-Expelliarmus!

Automaticamente, aponto a varinha para ele e digo:

- Avada Kedavra!

Josh leva a mão ao peito como se tivesse levado um tiro.

- Pegou Pesado! - grita ele, e desaparece no corredor 

#surtei =)

Beijúh da Rêh e até a próxima resenha

NOTA: 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa