Resenha: Todo Dia

Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Ano: 2013











"Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou.
Mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim."



Todo Dia é narrado por A, que não é uma pessoa, pois não tem um corpo próprio. A todos os dias acorda no corpo de alguém diferente com a mesma faixa de idade. Ele consegue se infiltrar nas lembranças daquela pessoa para se adaptar rapidamente e viver aquela vida por um dia.

Sempre tentando não interferir e nem se apegar para evitar problemas, A consegue facilmente passar de uma vida para outra sem deixar vestígios de que algo de incomum aconteceu àquelas pessoas, até que ele acorda no corpo de Justin: o típico badboy.

Quando A percebe que Justin não é um bom namorado para Rihannon, ele tenta tratar a garota da melhor forma e eles passam um dia maravilhoso juntos. Antes de dormir para acordar em outro corpo, A deixa um bilhete no quarto de Justin descrevendo o dia com Rihannon como uma forma de fazê-lo ser um namorado melhor. O problema é que A ficou encantado por ela e suas regras sobre não interferir na vida alheia começam a ser quebradas a partir daí.

"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto." Pág. 52

Patricinha, gay, problemático, doente... Não importa os corpos ocupados nos próximos dias, A sempre dá um jeito de falar ou ver Rihannon, mesmo que de longe. 

Quando ele ocupa o corpo de Nathan, vai para uma festa na intenção de encontrar a menina e não consegue voltar para casa a tempo, deixando o corpo de Nathan dentro do carro no meio da estrada. No dia seguinte, o garoto aparece em todos os cantos da região falando que havia sido possuído e tenta de todo o jeito encontrar respostas para provar  a todos o que aconteceu.

"Não tenho coragem de dizer a ele que esse é o jeito errado de pensar sobre o mundo. Sempre haverá mais perguntas.
Toda resposta leva a mais perguntas.
O único meio de sobreviver é abrindo mão de algumas." Pág. 186

Depois de ter revelado seu segredo para Rihannon, A faz de tudo para mostrar que ele não é algo ruim e precisa ser paciente para que ela entenda como as coisas funcionam para ele. Com A sempre demonstrando força de vontade para ficar perto de Rihannon, ela finalmente se rende à paixão e juntos eles precisarão passar por muita coisa e, principalmente, quebrar tabus, já que não há uma maneira de saber qual será o próximo corpo de A.

"– Qual é o seu nome hoje?
– A – respondo. – Para você é sempre A." Pág. 150

Mesmo aceitando, ainda é difícil para Rihannon lidar com tantos corpos diferentes. Será mesmo que o amor é capaz de dar mais importância ao interior do que ao físico?

"É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente para você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois a sós numa sala, você pode fingir que é assim que as coisas são, que é assim que serão." Pág. 151

**
O autor foi genial do começo ao fim. Retratou tantos problemas da sociedade e de uma forma tão leve que você acaba não percebendo de primeira. A escrita é maravilhosa, os personagens são bem amadurecidos e o romance não é mais um clichê chatinho. David Levithan me surpreendeu.

E se você ainda acha que homossexualismo é algo ruim, você precisa ler Todo Dia. Se você acha que depressão não é uma doença séria e que precisa de tratamento, você precisa ler Todo Dia. Se você acha que fulano é bonito demais para namorar ciclano, você precisa ler Todo Dia. Se você acha que o amor é mais importante do que qualquer preconceito, você precisa ler e vai AMAR Todo Dia.

"Um dos cartazes dos manifestantes chama minha atenção. Está escrito: "HOMOSSEXUALIDADE É OBRA DO DIABO." E, mais uma vez, penso em como as pessoas usam o diabo para dar nome às coisas que temem. A causa e o efeito estão invertidos. O diabo não obriga ninguém a fazer coisas. As pessoas é que fazem as coisas e culpam o diabo por isso." Pág. 123

Xoxo :*

NOTA: 5


2 comentários:

  1. gente eu amei sua resenha! e eu tambem AMEI o livro, lembro que quando eu terminei de ler o livro eu fiquei chocadaa, sem palavras e sla mais o q.. eu tirei meu chapeu para o david levithan, amei tudoo tudo tudo do livro..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não éee? Esse David é um lindo mesmo <3 Obrigada :*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa