Resenha: O Menino do Pijama Listrado

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Ano: 2007
Páginas: 186












Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
“Uma coisa é certa, ficar se sentindo miserável,  não tornará as coisas mais alegres”.

O Menino do Pijama Listrado, escrito por John Boyne, conta a estória de amizade entre Bruno, cujo o pai está envolvido nas tramas de Hittler contra o povo judeu, e Shmuel que é judeu. Já é de se notar o período que se desenvolve os acontecimentos, a Segunda Guerra Mundial. Como tantas outras histórias ocorridas nesse período, O Menino do Pijama Listrado nos traz lições importante se e comoventes.

 “Não torne as coisas piores pensando que dói mais do que você realmente está sentindo”.

A princípio nós conhecemos  Bruno como protagonista, ele é um menino de nove anos, de classe média, que de repente de ver obrigado a sair da sua cidade (Berlim), ligar que ele adora, para ir pra um lugar estranho. Além de tudo nova casa não agrada em nada a Bruno, por ser menor, localizada num lugar desagradável e não conhecer ninguém. Certo dia Bruno vê algumas pessoas vestidas com pijamas listrados, por trás de um lugar cercado. Mal sabe ele o que elas estão fazendo ali e por qual motivo. Bruno então resolve explorar a casa, e chega até  a cerca movido pela curiosidade e vontade de brincar, afinal ele tem apenas nove anos.

Bruno então conhece um menino da mesma idade dele,  Shmuel. São duas crianças em realidades totalmente distintas. Shmuel É uma das pessoas que usam o pijama listrado, é o personagem que dá nome ao livro apesar de não ser o protagonista.  Uma linda amizade começa a surgir. E é essa É principal temática que o livro quer nos proporcionar, até mesmo em tempo de guerra, quando os adultos estão se odiando, as crianças veem o lado lúdico das coisas, sem se preocuparem em ter, mas em viver.



O menino do pijama Listrado é encantador, tão tal que foi adaptado em filme. A leitura é envolvente, prende o leitor não só pela estória em si como também pela poesia de certa forma empregada no texto pelo fato da gente conhecer o ponto de vista do próprio Bruno, mostrando o olhar inocente de uma criança em meio a um holocausto da proporção que foi a Segunda Guerra.

Nota 5

1 comentários:

  1. Olá!
    Adoro livros que se passam nesse período, são sempre tocantes!
    Eu só vi o filme e aquele final acaba comigo, rs.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa