30 de mar. de 2016

Resenha: O Último dos Canalhas

Título: O Último dos Canalhas
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2015



Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.








O Último dos Canalhas advém da série Canalhas, de Loretta Chase. Além dele foi publicado também O Príncipe dos Canalhas, ambos pela Editora Arqueiro. Essa série não segue a sequência "original", aqui no Brasil,  pois os livros apesar de manter uma grande conexão entre si, não tem o formato convencional de series.


Para quem gosta de romance de época esse livro é um prato cheio, mas ainda prefiro o anterior, O Príncipe dos Canalhas, embora sejam bastante parecidos, afinal são do mesmo gênero.
O livro é narrado em terceira pessoa; conta a historia de amor intenso, irônico, conturbado, entre Vere e Lydia. Ele é o duque de Ainswood, o último dos canalhas da família Mallory. Passou por diversos problemas em sua vida que o deixou perverso/calculista, assim como ela que aprendeu a cuidar de si – imagine só uma mulher independente , jornalista, escritora, de personalidade forte e determinada numa época em que as mulheres sequer poderiam abrir a boca para falar. Lydia incomodava a sociedade, incluindo o próprio Vere.

Como Lydia perdeu a mãe muito cedo, foi obrigada pelas circunstancias a lutar por si só. Aos 28 anos não tinha casado, já considerada solteirona, afinal ela "Desejava uma carreira como escritora, e não um casamento." Conheceu o Duque Malory numa briga contra a  exploração de meninas, crianças carentes e todos os necessitados e por isso ficou  conhecida como a "Guardiã da Moral Pública.". Malory tenta beija-la a ela Lydia reage supreendentemente o nocauteando, e ele rapidamente bora motivo de piada na cidade inteira. Então começa a guerra entre o orgulho e o amor...

"... Vere mal havia encostado na boca de Grenville. Dessa vez, tinha se preparado para o cerco longo e lento de um beijo capaz de derrubar qualquer resistência. E depara com o maior choque da sua vida.
Ela não sabia beijar."





A narração é bastante envolvente. Loreta sabe perfeitamente empregar emoção em suas obras. A pesar do ambiente em que a estória se passa, não segue os padrões, ela inova. Amor, orgulho, delicadeza e rispidez em uma só obra. O livro, mas entrelinhas, nos traz um assunto recentemente muito explorado, o machismo, e a determinação da mulher em se desprender disso, Lydia é um exemplo de que não se incomoda ou tanta não se incomodar com os padrões de mulher ideal. Não só Lydia como também Jessica Trent, personagem de O Príncipe dos Canalhas, tem essas características. O que mais encanta nos livros de Chase é ela trazer a tona personagens que estão além de seu tempo.

NOTA: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!