Resenha: Toda nudez será castigada

Título: Toda nudez será castigada
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 128
Ano: 2012




Já começo dizendo que 'Toda nudez será castigada' é um livro com escrita pesada, suja e direta, então se você é menor de 18 anos, recomendo que não leia. Ok? :)





Herculano é um católico praticante que acabara de perder a esposa. Tem um filho de 18 anos chamado Serginho que ficou tão abalado com a morte da mãe que fez o pai jurar que jamais se relacionaria com qualquer outra mulher.

Desolado, Herculano pensa até em suicídio, o que chama atenção de sua família, principalmente de seu irmão Patrício, que então o apresenta à Geni, uma prostituta com quem ele se relacionava.
Herculano se revolta com a ideia de Patrício e sente repulsa por Geni, dizendo que jamais se relacionaria com outra mulher, principalmente uma mulher da zona como ela.

Herculano: "Ninguém te humilha! Você está debaixo de tudo! Você é um mictório público! Público!"
Geni: "Pois olhe. Você me disse que tua mulher não chegava a meus pés. [...]"

Patrício consegue reverter a situação, fazendo com que Herculano vá atrás de Geni. Eles começam então a se relacionar às escondidas, já que Serginho jamais aceitaria o relacionamento do pai com a prostituta.

Um dia Serginho flagra Herculano tendo relações com Geni. Ele fica transtornado, enche a cara e arruma briga com um homem boliviano num bar. Logo em seguida eles são presos e Serginho acaba sendo estuprado pelo boliviano e depois disso ele surta.

Herculano se casa com Geni, Serginho cisma que precisa se vingar do pai pela memória da mãe e ainda temos sua louca família no caminho. O que esperar do final dessa história de Nelson Rodrigues?


Por ser uma peça de teatro, o livro é todo escrito de uma forma diferente e está sempre mudando de cena.

A história já começa com Herculano escutando uma gravação de Geni, então tudo alterna entre passado e presente. No começo é um pouco confuso mas tudo vai se encaixando aos pouco e você acostuma com toda essa mudança.

Quem está acostumado com a forma com que o autor escreve, vai pegar o ritmo fácil. Este foi meu primeiro contato, então tive um pouco mais de dificuldade, mas nada que não pude ler em algumas horinhas, já que o livro é super curtinho.

Alguns aspectos me lembraram um pouco Bukowski, talvez por isso eu tenha gostado.
Como eu disse no começo, é uma história curta, direta, suja e pesada, então tão recomendo pra todo mundo. Eu já estou acostumada a ler coisas assim então foi tranquilo pra mim.

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa