Resenha: Memórias de uma gueixa

Título: Memórias de uma gueixa
Autor: Arthur Golden
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Ano: 2015


Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.




"Eu tremia de empolgação. E, bem no centro desse jardim da minha mente, havia uma estátua: era a imagem da gueixa que eu queria me tornar." Pág. 173



Chiyo é uma criança humilde que mora com os pais e a irmã mais velha em uma casinha torta (ela apelidou de casa bêbada) em uma aldeia de pescadores.
Com seu pai já idoso e sua mãe muito doente, as irmãs são vendidas e levadas para Kioto. Chiyo, por sua beleza que chama atenção, é deixava em uma okiya (onde as gueixas vivem) para cumprir funções como serviçal e mais tarde começar um treinamento para se tornar uma gueixa. Sua irmã Satsu não teve o mesmo destino e acabou em um jorou-ya (prostíbulo)

                        "– Fique aí – ordenou. – você vai para outro lugar.                        
Olhei para Satsu e ela para mim. Talvez tenha sido a primeira vez que compreendemos inteiramente os sentimentos uma da outra." Pág. 42

Na okiya Nitta, onde Chiyo foi deixada, só havia uma gueixa que chamava Hatsumomo e, apesar de ser má e repugnante, deveria ser respeitada, já que sustentava todos ali.
Desde o primeiro instante Hatsumomo implica com Chiyo e faz de tudo para complicar a vida da menina que já não era fácil.

Quando descobre onde a irmã mais velha está, Chiyo sai escondido para encontrá-la e então combinam uma data para fugirem juntas. As coisas dão completamente errado e quando a menina é pega tentando fugir, é severamente castigada e proibida de continuar o treinamento de gueixa.

"Em pensamento, voltava correndo para a nossa casa bêbada de mãos dadas com Satsu – embora nunca antes tivesse segurado sua mão –, sabendo que em instantes estaríamos com nossa mãe e nosso pai. Eu nunca conseguia chegar à casa nessas fantasias; talvez tivesse medo demais do que encontraria lá, e de qualquer modo era o caminho que parecia me dar conforto." Pág. 110

Depois de um bom tempo Chiyo recebe um empurrãozinho para voltar às aulas e se dedica ao máximo, assim se tornando a "irmã mais nova" de umas das gueixas mais famosas cuja maior rival é Hatsumomo. E é claro que a megera não deixa barato e faz de tudo para derrubar Chiyo.

"[...] com um barão na minha frente, e do meu lado uma das mais famosas gueixas de todo o Japão. Eu não era digna daquele ambiente. Então me dei conta de toda a magnífica seda que envolvia meu corpo, e tive a sensação de me afogar em beleza. Naquele momento, a beleza era um golpe de dor e tristeza." Pág. 200

Chiyo se torna Nitta Sayuri, uma mulher que, apesar de não ser filha de gueixa e não ter vindo de uma família rica, tornou-se uma das gueixas mais bem-sucedidas do Japão. Mas a vida ainda irá surpreendê-la, estando preparada ou não.

"A dona da casa de chá me fez uma pergunta e, quando me chamou de "Sayuri", entendi o que me incomodava. Era como se  a menininha chamada Chiyo, que corria descalça do lago até sua casa bêbada, já não existisse. Senti que essa nova moça, Sayuri, com seu rosto branco e lábios vermelhos, a destruíra." Pág. 179



O livro é narrado por Sayuri, uma senhora contando a história de como se tornara uma gueixa.
Primeiramente conhecemos a Chiyo criança e inocente, com o tempo percebemos o crescimento da personagem pela escrita do autor, que se torna mais madura e foi uma das coisas que mais me chamou atenção. Mas não é só a protagonista que desperta sentimentos no leitor; temos Hatsumomo que é uma vilã que te deixará com muita raiva e Mameha, uma gueixa muito graciosa em tudo o que faz. 

Outro ponto interessante é que aprendemos muito sobre a cultura japonesa e temos uma visão diferente sobre as gueixas, já que a maioria das pessoas acham que são prostitutas, mas na verdade não são.

A história é emocionante em muito momentos, mas como adoro qualquer assunto envolvendo guerra, quando o Japão começa a ser prejudicado é quando me apeguei ainda mais e achei muito legal ter uma visão diferente de tudo o que já havia lido.

Não é um livro para todas as idades, mas indico à todos que tenham interesse. Tenho certeza que ficarão encantados com a riqueza da história de Chiyo/Sayuri, principalmente se quiser saber um pouco mais sobre as gueixas e a cultura japonesa. Garanto que o final é maravilhoso!

Ah, não posso esquecer de elogiar essa capa lindíssima com uma textura aveludada pela Arqueiro. O livro não merecia menos que isso.


NOTA: 4

2 comentários:

  1. Heyyy,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, não somente por trazer uma cultura totalmente nova, mas pela história em si que também é tão elogiada e aquela coisa toda. Quero muito ler.
    Beijooos <3.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Leia sim, garanto que é uma história encantadora e que você vai aprender muito. Beijão :*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa