Resenha: Minha Metade Silenciosa

Título: Minha Metade Silenciosa
Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Ano: 2014





[...] E não há amor em minha casa, somente regras.






Stark é um garoto magro e muito alto para sua idade, por isso é chamado de Palito. Como se não fosse o bastante, ele não tem uma das orelhas, o que contribui para todo o bullying que ele sofre.
Seu braço direito é Bosten, seu irmão mais velho que o defende de tudo e todos e com quem tem uma relação muito boa.
Os pais de Stark e Bosten parecem não gostar muito dos dois, pois sempre usam a violência para castigá-los por qualquer coisa. Ter pais abusivos foi o que aproximou os dois irmãos.

"Às vezes, na nossa casa, era como se eu e Bosten fôssemos como insetos em papinha de bebê. Eu me movia com cuidado para onde quer que fosse. Não conseguia ouvir nada que eu mesmo fazia, mas me perguntava o quanto eu deixava o mundo deles barulhento, já que eles tinham duas orelhas e tudo."

Em um feriado de Páscoa, Stark combina de passar uns dias na casa de Emily, sua única amiga. Mas seus pais acabam com o plano quando resolvem mandar os irmãos para a casa de uma tia que eles nem conhecem, na Califórnia.
Os dois são contra a ideia mas não podem fazer nada a respeito, já imaginando o quão horrível será a viagem.

"Eu mal sabia quem era tia Dahlia, fora o fato de que ela é irmã da minha avó, e que estávamos sendo mandados para ela como se fôssemos cartões-postais vagabundos que você manda para as pessoas de que não gosta muito, e aí elas passam a gostar menos ainda de você."

Depois que chegam na Califórnia e conhecem a tia Dahlia, eles percebem que ela é uma pessoa muito legal e que a viagem talvez nem fosse tão horrível assim.

"- Palito...?   - O que?   - Você alguma vez já pensou em...   Bostem começou a perguntar alguma coisa, mas eu o cortei.   - Não, Nunca.   Porque eu sabia o que ele ia dizer, e, sim, eu pensava naquilo o tempo todo: como seria viver longe dos nossos pais. E ele sabia que eu pensava nisso. Não era necessário falar."

Na Califórnia eles conhecem os irmãos Evan e Kim e rapidamente se tornam amigos por terem tanto em comum. Lá eles aprendem a surfar e fazem passeios super divertidos, o que faz com que logo se apeguem uns aos outros.

"Podíamos ver a tristeza nos olhos uns dos outros.  De alguma forma, eu acho, aquilo era uma coisa boa, porque significava que realmente éramos amigos e que talvez Bosten e eu tivéssemos encontrado um lugar que nos aceitasse. E era um lugar que só tinha uma regra, até onde eu sabia, e era uma regra fácil de seguir: amem-se uns aos outros."

Depois que voltam para casa, algo de ruim acontece e Bosten foge sem deixar pistas. É quando Stark decide botar o pé na estrada e ir atrás do irmão. Mas como nada é perfeito, a viagem não sai como o planejado e o menino se mete em um problema muito grande.



Primeiramente, todo meu amor pelo Stark. Que menino incrível!
Depois posso falar dessa capa linda e título que me conquistaram. Além do livro só ter uma das orelhas, como o personagem, e eu achei isso incrível.

Bom, eu me emocionei muito com a história desses dois irmão, pois é algo tão real que tudo isso poderia ter acontecido na casa ao lado da minha e eu nunca teria percebido. O culpado disso tudo é o autor que foi incrível com o desenvolvimento dos personagens e de como ele narra os acontecimentos de uma forma tão forte.

O que me fez não dar nota 5 foi o final que me decepcionou bastante. Eu esperava algo mais emocionante ou muito triste e foi só 'ok', sabe? Não me convenceu, mas  não deixa de ser uma história LINDA!

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa