Resenha: Cidade dos Etéreos

Título: Cidade dos Etéreos
Autor: Ranson Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Ano: 2016












Sinopse: "Cidade dos etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine. Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares. Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante."
SÉRIE "O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES"

1. O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
2. Cidade dos Etéreos
3. Biblioteca das Almas 
4. Contos Peculiares (Extra)

Em Cidade dos Etéreos continuamos a ler sobre a jornada de Jacob e as outras crianças peculiares que estão fugindo dos bombardeios e dos Acólitos que tomaram a ilha. Aglomerados em pequenas embarcações as crianças peculiares remam a toda prova com o objetivo de acharem um lugar seguro para salvar a sua Ymbrine - A senhorita Peregrine - que está presa em sua forma de ave, não conseguindo retornar a forma humana.

“Remamos pela baía, passando por barcos balançantes com a ferrugem vazando das emendas dos cascos, por bandos de aves marinhas silenciosas amontoadas nas ruínas de docas afundadas e cobertas de cracas, por pescadores que baixavam as redes para nos encarar, estupefatos, sem saber se éramos reais ou imaginários — uma procissão de fantasmas flutuando na água ou de pessoas que em breve virariam fantasmas.”

Porém em meio a jornada um acidente acontece: o barco em que estavam virou, restando apenas uma baú que continha os contos peculiares. Mas com um incrível trabalho de equipe eles conseguem se salvar e acabam chegando em uma floresta que para a surpresa de ambos é a mesma descrita nos contos, e seguindo as dicas do mesmo, as crianças acabam encontrando uma fenda temporal que podem levá-los até a Srt. Wren a única Ymbrine não capturada e que poderá ajudar na recuperação da Srt. Peregrine.

- Ei, é o gigante da história! exclamou Clarie, ainda nos braços de Bronwyn, apontando naquela direção. - È o Cuthbert. [...][...] - E olhe ali! - exclamou Olive, apontando para uma elevação rochosa que se erguia ao longe. - Aquela é a montanha de Cuthbert!- Gigantes existiram mesmo - murmurou Clarie, com a voz fraca, mas maravilhada. - E os contos são reais!

Chegando no local demarcado as crianças conhecem Addison , um grande amigo que aconselha Jacob e os outros a irem imediatamente para Londres no primeiro trem, pois a Srt. Peregrine tem apenas 3 dias antes de perder sua humanidade e a Srt. Wren está lá. Sem pesar duas vezes, as crianças peculiares seguem o trajeto informado, mas claro que nesta longa jornada que os esperam muita coisa irá acontecer.

- Melhor amarrar todos eles ás arvores e deixá-los aí! - interveio um homem magro de pernas compridas.- Não! - exclamou Olive. - Precisamos chegar a Londres antes que seja tarde demais!- Tarde demais para quê? - ele não estava com pena, havíamos apenas despertado sua curiosidade. - Não vamos fazer nada até descobrirmos quem são vocês - explicou ele - e quanto valem.

 Acólitos, ciganos, sequestro, são alguns dos problemas que serão enfrentados e que dificultarão o caminho dos pequenos peculiares.

- Desçam do trem e se ajoelhem! - mandou, indo depressa na nossa direção.[...] Tão perto, pensei. Chegamos tão perto. [...]


O segundo volume complementa bem o primeiro, a ação, os peculiares, as fotos, tudo foi muito bem planejado e organizado para construir essa obra que como podem ver deu muito certo. 
Conheço a obra desde muuuuuito tempo antes do lançamento do filme e confesso que ver o livro tomando todas essas proporções é incrível ainda mais quando você torce muito para que o mesmo adquira bons resultados.
Comecei o livro com certo receio, pois me falaram que ele não era tão bom quanto o primeiro, mas não foi isso que eu percebi. O que eu vi na verdade é que como se trata de um segundo volume os fatos demoram um pouco para começar a acontecer, imagino que isso seja pelo fato de que a moda agora é trilogia então, livros que poderiam ser volume único acabam tendo continuações , na maioria das vezes desnecessárias. O livro é ruim? Não, mas não havia necessidade de 3 volumes, talvez 2 no máximo, que descartariam partes desinteressantes que não contribuem no enredo.

A narrativa é feita mais uma vez em primeira pessoa, sob a perspectiva de Jacob, o personagem para mim continua sendo um elo perdido e que mais atrapalha do que ajuda. O romance com Emma não me convence, na verdade acho ridículo dado as circunstâncias. Quanto aos outros personagens eu simplesmente adoro, meu favorito é Millard o homem invisível. Quanto aos personagens secundários ouve um maior crescimento e uma participação mais ativa de todos o que deixa a história mil vezes mais interessante.
Tirando alguns pontos que eu particularmente não gostei, a obra como um todo é magnifica. Começando com um enredo diferente dos demais, que unido as fotografias te fazem mergulhar de cabeça no universo único de Ranson.

A Edição do segundo volume que foi lançado pela Editora Intrínseca  está maravilhosa. Capa dura em uma cor azul bebê com uma jacket (capinha de papel por cima da capa dura), folhas amareladas e a diagramação com um tamanho razoável e na cor marrom. Seguindo a edição anterior, em Cidade dos Etéreos as fotografias estão presentes ilustrando passagens dos livros e alguns peculiares que ainda não conhecíamos. Alem de cada capitulo começar com uma folha decorada em marrom, no inicio temos também, fotos dos registros de peculiares, para nos orientar.

No geral eu curti bastante a leitura, e acompanhem o blog que logo mais trarei a resenha do terceiro volume e dos Contos Peculiares.

Até a próxima resenha
Beijúh da Rêh

Nota 4

14 comentários:

  1. Oiii..
    Na semana da black Friday eu adquiri na amazon o primeiro livro... Ainda não li, mas estou bem ansiosa. Vi alguns comentários negativos o que me deixou na dúvida se eu lerias os volumes seguintes, mas depois da sua resenha não tenho dúvida, tenho que ler o primeiro e já vou comprar o segundo... rrsrr
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thami

      Que bom que minha resenha te empolgou a ler o livro, espero que aprecie a leitura.
      Beijuh

      Excluir
  2. Olá, adorei o orfanato, e quero muito ler esse, eu estava resistindo a ler uma resenha do segundo volume, pois queria saber o menos possível, mas a sua resenha só aumentou a minha vontade de ler, e concluir a série.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray
      Que bom que não diminui sua expectativa, também quero concluir a série,já estou com o terceiro em mãos porém com uma fila que não me permite lê-lo ainda.
      Beijuh

      Excluir
  3. Oi, Rê! Tenho o primeiro volume desde que foi lançado pela Ler/Lua de Papel na Bienal de 2015 e até hoje não me dignei a abrir as páginas! Obviamente não vi o filme, para não estragar a surpresa. Gostei de saber que o segundo livro continua a história em um nível relativamente equilibrado (concordo que essas -logias demais cansam). Espero poder ocmeçar em breve para então ler o 2 e o 3. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nu!
      Leia, eu acho que você ira curtir a história, ainda não assisti ao filme também mas estou curiosa para fazê -lo.
      Beijuh

      Excluir
  4. Amo o Orfanato da srta Peregrine. Não tive oportunidade para ler os outros livros, mas to louca para ler. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carine que bom que a resenha está do seu agrado.
      Obrigada por vir
      Beijuh

      Excluir
  5. Olá! ainda não li nenhum deles, mas estou com bastante vontade. Concordo com você, as vezes prefiro um livro bem grosso, do que esperar por continuações, claro que existem livros que fica melhor dividido em 3. mas, pelo que percebi, nesse caso, era melhor um volume único. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suh
      As vezes os autores só dividem os livros para vender mais, e isso me irrita muito pois vai estragando a história que começou muito bem.
      Por esse motivo estou tomando gosto por livros únicos.
      Beijuh

      Excluir
  6. Olá!

    Não leria o livro, mas vi o trailer do filme e achei muito bem feito. As capas estão bonitas mesmo. Ás vezes, acho que o autor só faz mais volumes porque está precisando de dinheiro, por isso inventam três, quatro volumes, quando apenas dois são o suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila

      Concordo com você, no caso desse livro menos seria beem mais.
      Espero que goste do livro e obrigada por conferir a resenha.
      Beijuh

      Excluir
  7. Olá, infelizmente ainda não li nem o primeiro volume, prometi que leria antes de sair o filme, mas infelizmente estou com leituras atrasadas, ai não consegui. Depois da sua resenha fiquei mais interessada em ler, concordo que as vezes trilogia é desnecessário e o segundo volume fica sendo algo mais como " ponte" entre um livro e outro, mas suas impressões me animaram a ler os livros mais ainda. Parabéns pelo post, até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula
      Que bom que minha resenha te ajudou, dê sim uma chance ao livro, tem muita coisa boa nele apesar dos pesares kkkk
      Obrigada por conferir a resenha
      Beijuh

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa