Resenha: O garoto do cachecol vermelho

Título: O Garoto do cachecol vermelho
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Páginas: 294
Ano: 2016



Sinopse: Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance.
Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Olá gente! Hoje vou falar desse livro que arrancou lágrimas dos meus olhos, escrito por Ana Beatriz Brandão e publicado pela Verus Editora em 2016.


Melissa é uma jovem bailarina de 19 anos detestável. Devido ao mal relacionamento com Regina, sua mãe, e a mania que a mãe tinha de dar presentes caros para compensar por isso, a garota acabou aprendendo a cobrar sempre por novas coisas, e se tornou uma mulher mimada que tem tudo que quer na mão e trata todos com desrespeito. Ela também detesta qualquer pessoa que tenha deficiência física, doenças, ou que seja de classe média para baixo. É daquele tipo ignorante que xinga todas as pessoas e não liga de passar por cima de ninguém.

- Você está certa. Eu não sou ninguém. Mas, acredite, eu sei a importância que a vida tem, como ela é frágil. Quando a gente menos espera, tudo pode acabar.

Isso até conhecer Daniel. Não tem frase melhor para defini-lo do que "Um Espírito Livre". Ele tem 22 anos, sempre usa um cachecol vermelho e é extremamente responsável. Coordena projetos solidários na faculdade, treina vários alunos para apresentação musical e faz arte. Também vai em hospitais levar mais alegria a crianças doentes. Se preocupa tanto com as pessoas que não demonstra os problemas que tem. Ao conhecer Melissa, ele vê nela muito potencial para o bem disfarçado de ignorância e resolve que quer ajudá-la.

- [...] Você vai comigo aonde eu for e vai andar com quem eu andar. Isso vai te ajudar a enxergar que a vida não é só o que você acha que ela é. Se você não vir nenhum resultado dentro do próximo mês, te libero do acordo. Ok?

E é assim que, em todo lugar que Melissa vai, Daniel está lá. E um dia fazer um acordo de que em dois meses andando com ele por algumas horas todos os dias, ele conseguiria mudar ela. A garota aceita pois não acha que precisa disso, mas quer ver o que esse garoto quer fazer. Já falei que eles são lindos? Pois é. Eles são lindos. Daniel faz muito por Melissa, tem uma paciência que pouquíssimas pessoas teriam, é um daqueles personagens que a gente se apaixona fácil.

Mas nem tudo são flores meus amigos! Melissa está tentando transferência para Julliard. Aquela faculdade de arte super renomada que quem tiver assistido Se eu ficar, ou lido o livro, vai se lembrar. E a escola fica em Nova York, o que a colocaria longe de Daniel. Ela não esperava se apaixonar, mas isso acontece e ela vai ter que decidir o que quer. E esse não é o único problema. Existem muito mais coisa nesse livro que vai te fazer pensar muito na vida. Melissa não é assim atoa, já sofreu demais e se trancou dentro de si. Daniel também não é esse cara com a vida perfeita que a gente pensa que é só por ele ser tão bom, ele tem diversos problemas.

Sim. Eu sabia que ele gostava de mim, e não era segredo para nenhum dos dois que o sentimento era recíproco. O amor é uma coisa estranha, é como areia movediça. [...] Lutei com todas as forças para não apaixonar por Daniel e agora estava enterrada até o pescoço.



O livro aborda algumas temáticas muito polêmicas, como ELA (uma doença fatal chamada Esclerose Lateral Amiotrófica), estupro, bulemia, problemas familiares, etc. E tudo foi bem trabalhado. O que me incomodou um pouco foi a mudança de tempo de começo do livro. As vezes parecia que a continuação da história se passava no dia seguinte, mas vinha uma frase que indicava que era mais do que isso, e deixava o leitor um pouco perdido. Mas isso é não atrapalha a história e o livro é muito bom para um romance de estréia.

Considerações finais; Chorei horrores no final, e qualquer pessoa que se emocione um pouquinho, vai chorar também. Os personagens crescem e aprendem muito no livro e nós aprendemos com eles. É um livro ótimo para ler quando você acha que sua vida é uma merda, porque você vê que tem gente que luta muito mesmo passando por tantos problemas, que na maioria as vezes, a gente reclama mas não passa por isso. Recomendo muito!

Beijos e boa leitura,
Gaby

Nota: 5


5 comentários:

  1. Olá, que livro inspirador já conhecia e tinha visto alguns comentários, mais não tinha lindo resenha, a sua me deixou com uma vontade muito grande de ler, pensei que era apenas um romance clichê, mas me surpreendi que não é só isso. Ele vai para o topo da minha lista. Porque preciso urgentemente ler!!! ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro :o
    Me chamou atenção primeiramente pelo título e pela capa, amei, mas após ler a resenha já quero o livro! Parece maravilhoso! :3

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana =)
    Apresenta ser um livro bem forte, pelos temas abordados. Pela sua resenha deu para percebe que é um livro que irá emocionar bastante. Não esperava que esse livro fosse tão bom. Já anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nossa, fiquei curiosa para conhecer o livro! Aborda temas fortes, que com toda certeza mexe com o leitor, deve ser bem dramático e bem emocionante. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou louca para ler esse livro e sua resenha só fez aumentar minha vontade, ainda mais que você disse que o livro trata de tantos temas polêmicos.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa