Resenha: O Velho Mundo: Abrem-se os portões de Erebo

Título: O Velho Mundo: Abrem-se os portões de Erebo
Autora: Kátia Regina Souza
Editora: Giostri
Páginas: 251
Ano: 2016

E-book recebido em parceria com a autora.

Tudo o que já foi criado corre o risco de ser destruído - essa é a primeira e mais dura lição que os pequenos primos Cantrell aprenderam sobre a vida. Roubadas de suas infâncias confortáveis, as crianças assumem a responsabilidade de defender os treze mundos quando a própria essência do mal escapa das Terras de Erebo: Cruciare, a fonte macabra de nossos piores pesadelos.
Ao mesmo tempo, uma profecia ameaça as terras e apenas um elixir pode impedir que o efeito desta seja catastrófico. Em uma jornada de luta, novas amizades e autoconhecimento, Daniel, Olívio, Tiago, André, Clara, Débora, Gabriela, Ágata e Eduardo Cantrell enfrentarão adversidades e, em meio a dores e perdas, descobrirão o verdadeiro significado da palavra família.
Afinal, até onde você iria por amor?


Quando os nove primos Cantrell começam a ter os mesmos pesadelos, eles percebem que os sonhos são mais do que simples sonhos. Após muitos debates, estabelecer os prós e contras, os pequenos tomam a decisão de ir ao encontro de seus pesadelos e atender ao chamado. Atravessando a Árvore Monstro - apelidada assim pelo seu tamanho - eles vão parar no reino de Akilis, no Velho Mundo.

Lá eles conhecerão todo tipo de criaturas, algumas amigáveis, outras nem tanto. Passarão por provações que nem se achavam capazes, mas que, unidos, descobrem que são mais fortes do que imaginam.

Enquanto percorrem sua jornada em busca do elixir para salvar os mundos, eles têm que lidar com as divergências internas - principalmente Ágata e Débora - e com a presença de um "traidor": um deles foi possuído por Cruciare e agora seus passos são vigiados.

Temos personagens que, mesmo com pouca idade, são dotados de personalidades fortes. Ágata, de 12 anos, é a líder do grupo, sempre foi. E, aos comandos dela, os primos amadurecem cedo demais e descobrem dentro de si um amor pela família que nem eles imaginavam a dimensão.

O Velho Mundo, apesar de ser infantojuvenil, é um livro que pode ser lido e apreciado por todas as idades.

Nele aprendemos valores de família, união, amizade, coragem, persistência.. Aprendemos que às vezes é necessário dar o braço a torcer por um bem maior.

A escrita da Kátia é impecável. Me lembrou muito a escrita de C.S. Lewis, leve, gostosa, em terceira pessoa, mas que mostra todos os pontos de vista.

Alguém comentou aqui no blog certa vez que não leria o livro pela quantidade de personagens, mas afirmo que isso em momento algum atrapalhou a leitura ou fez dela confusa. A Kátia soube trabalhar muito bem cada personagem.

Sobre o final, eu fiquei - e ainda estou - em choque. Se o livro me lembra C.S. Lewis, o final é digno de George R.R. Martin. Mas, graças a Deus, teremos continuação e eu espero que a Kátia pegue leve com nossos corações.

Quem leu comenta aqui embaixo o que achou. E para quem não leu é um livro que eu recomendo muito, independente da sua idade.

Beijos da Nath!

NOTA 5

11 comentários:

  1. Olá, gostei bastante da premissa da obra, parece ser uma leitura agradável.
    Não conhecia a obra, mas a sua resenha alem de me apresenta-la, contribuiu para gerar uma curiosidade sobre a mesma.
    Dica anotada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath! Não conhecia o livro, e pela sinopse ele não me chamaria atenção. Não sei te explicar o motivo, mas um deles é justamente essa quantidade enorme de personagens. Sinto receio, foi ótimo você ter levantado isso em sua resenha, assim dá pra adicionar a lista tranquila rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii! Gostei muito da sua resenha! Mas será que o final é triste? E sobre a questão de ter muitos personagens, acho que não seria nenhum problema pra mim. Vou anotar a dica, já vou no skoob, antes que eu esqueça! rs
    Beijos! e sucesso para a Katia! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá =) Que bom que a escrita é leve e gostosa. Gosto da ideia que um livro que conta a história de vários personagem ao mesmo tempo. Que bom que a autora sobre escreve de forma que não deixou isso confuso. Não conhecia a obra, sua resenha além de me apresentar me deixou curiosa. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Oi Nathalie!
    Fiquei muito curiosa com esse livro, adoro histórias de fantasia e com vários personagens, e minha curiosidade só aumentou com as comparações que você fez ao C.S. Lewis e George R.R. Martin. E o que será que acontece nesse final?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu sou bem irritante com infanto-juvenis, mas esse me deixou com uma senhora pulga atrás da orelha! Gostei da premissa, da forma como o enredo parece se desenvolver e até mesmo do final inusitado, a la Martin. Anotei a dica e espero poder ler em um futuro próximo! Beijos, Nath!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Amei a capa e gostei bastante da sinopse. Fiquei curiosa para conhecer os personagens, também não me preocupa a quantidade de personagens, se a história for boa, embarco na leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não curti muito a premissa. Mesmo sabendo que os personagens têm personalidades fortes e marcantes, ainda assim eu fiquei receosa. Não gosto de ler livros com protagonistas tão jovens, porque eles sempre são dramáticos demais, e eu acabo não tendo paciência *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Oii, essa história parece ser uma aventura e tanto hein. Gostos dos livros infantojuvenis por causa desse envolvimento que a história propõem aos leitores. Quanto a quantidade de personagens, acredito que se bem trabalhado não vá ser um problema durante a história.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Vou pesquisar mais sobre ele. Há tempos que não leio um infanto juvenil...

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse gênero, e faz uns meses que não leio, tenho que voltaaaar, adorei a premissa da obra, parabéns. Vou procurar pra ler e volto pra dizer aqui o que achei do livro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa