Resenha: Uma canção para libélula

Título: Uma Canção Para A Libélula
Autora: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Páginas:180
Ano: 2015












Sinopse: Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula. Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta...

Neste livro vamos conhecer a historia de Vanessa. Pianista altamente renomada, mora em Londres com seus tios e sua prima Becca, tem uma carreira brilhante, uma vida tranquila, um namorado apaixonado e um passado perturbador.

"Quando uma dor pede para levar embora suas lembranças ruins, ela também leva a parte boa. Arranca as raízes de tudo que você lembrava ser. Foi isso que aconteceu. A dor me levou a parte boa de minha infância e só deixou um vazio enegrecido para trás"

As marcas de um passado difícil e sombrio fazem de Vanessa a pessoa que é hoje, não acredita amores para sempre, recusando o pedido de casamento de seu namorado, detesta os abraços, beijos e elogios que a cercam em cada evento que realiza, e mantem um relacionamento bem distante com seus pais e irmãos há 13 anos por causa de uma tragédia familiar e o sentimento de culpa que a cerca dia apos dia.

- Eu deveria saber que você não iria aceitar - soltou com certa brutalidade - Você está sempre ocupada demais com suas partituras! Sempre reclusa e antissocial! O que uma garota tão triste e infeliz iria fazer com um casamento? Acabar com ele! - continuou, agora com crueldade.

Não suportando mais usar sua mascara de felicidade, Vanessa vai ficando cada dia mais triste e mais afastada de todos. Porém uma ligação acaba mudando seus planos, seu pai à convida (obriga) a passar alguns dias com ele pois está vendo sua filha adoecer e também porque foi vitima de um infarto e gostaria que sua família estivesse ao seu lado neste momento. Sendo assim, Vanessa embarca de volta ao Brasil para encarar de frente sua mãe ou o que quer que ela seja, a vilã cinzenta enquanto tenta não se afundar em tristeza ao ponto de reviver os dramas do passado.

"Tudo começava assim; um tristeza aqui, um dia de apatia li, uma angústia fraca, outra forte. Depois vem a perda de interesses. Resolve-se reconhecera própria inutilidade. Não há vontade alguma de levantar da cama, e quando se levanta não há vontade de voltar. Daí por diante tudo parece estar perdido.
Parece não ter volta.
Talvez não tenha"



"O amor sempre foi supervalorizado e pra mim isso beirava o ridículo. Contos de fadas nunca existiram em meu mundo, pois soavam como a mentira mais covarde que um pai poderia impor a um filho nas noites antes de dormir"

Este livro foi com certeza a resenha mais difícil que escrevi até agora. Não, o livro não é ruim e sim complicado de se descrever.
Como esse livro aborda uma assunto muito, mas muito serio, fiquei com medo o tempo todo de falar bobagem e estragar a leitura e a obra com palavras talvez mal colocadas.
O livro fala de sentimentos a flor da pele, pelo ponto de vista de uma garota que sofre de Depressão, e não é compreendida por ninguém ao seu redor. No livro vemos o tempo todo pessoas que não sabem lidar com a nossa protagonista e o quão sozinha e abandonada ela se sente. Toda a família acaba sendo afetada por Vanessa e sua mãe que desmontam todo os estereótipos de relação mãe/filha. 

"Todos os meus anos de calmaria, minhas aulas de piano, meus recitais... tudo derretia como cera ao fogo, diante dos meus olhos, diante daquela foto, da mulher em minha frente, do pé daquela escada"

O livro apesar de conter temas pesados é lindo, poético, sensível , triste e brilhante!!!
Para quem conhece alguém que tem a doença ou para quem não sabe nada sobre a mesma, o livro traz com muita cautela uma carga de informações importantes sobre o que acontece em uma mente doente que na maioria das vezes não é nem um pouco compreendida.
A obra com certeza é a melhor literatura nacional que tive o prazer de ler esse ano. E eu recomendo demais a todos, pois qualquer pessoa que o ler conhecendo ou não a doença irá se sensibilizar e/ou se identificar com a obra em algum momento.
Quando a capa, eu tenho uma ressalva, não acho justo que um livro tão bom quanto esse tenha uma capa tão abaixo de sua grandeza.
A diagramação por outro lado está incrível pois, nas laterais de todas as paginas tem libélulas e a cada inicio de capitulo, tem uma libélula enorme. 
A revisão contém alguns erros de português, mas nada que prejudique a leitura e o entendimento da obra.

O livro é divido em duas partes e o segundo volume que a Nath comprou para mim logo estará em minhas mãos e em seguida a resenha estará liberada no blog.

Até a próxima resenha 
Beijúh da Rêh

Nota 5



19 comentários:

  1. Oii
    Eu entendi bem quando vc disse que "essa foi a resenha mais dificil de escrever", só pelo pouco que li, pareceu que a história é uma mistura de drama com fantasia... não sei bem. Fiquei curiosa com o desenrolar da história.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thamires
      Aii que bom que fui compreendida. Olha o desenrolar da trama é demais, recomendo muito a leitura.
      Beijuh

      Excluir
  2. Olá! Sou louca demais para ler esse livro! O primeiro livro da Juliana que li foi O Lago Negro e a escrita dela me conquistou muito, quero ler todos os livros dela agora! haha Entendo quando você diz que a resenha foi difícil. Também me senti assim com O Lago Negro. Acho que quando o livro tem uma história muito complexa e intensa, e você gosta muito, fica difícil transmitir todas as informações e emoções que você quer. Bem, depois dessa resenha, só preciso mais ainda ler! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Prii
      Sou louca demais por O Lago Negro, tá no topo da minha lista.
      sim eu fiquei com medo de não ser bem compreendida e não conseguir passar para as pessoas esse sentimento de realização ao ler uma obra complexa porém brilhante. Quem bom que todo mundo me compreendeu!!!
      Beijuh

      Excluir
  3. Minha lindaaa! Eu amei demais ler essa resenha.
    Saber que você gostou assim do livro me traz uma enorme felicidade e uma sensação de dever cumprido. Obrigada por ter lido, e por ter acolhido a Vanessa com tanto carinho! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu que fico agradecida Ju. Acho que você mais que ninguém sabe que tem momentos que precisamos de uma leitura como a de Uma canção para a libélula.
      Adorei mesmo a obra e já estou na expectativa para o próximo.
      Beijuh

      Excluir
  4. Olá, nossa que livro interessante!
    AMEI, a sua opinião e a premissa da obra, dica mega anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ray

      A obra é sensacional, confira.
      Obrigada, beijuh

      Excluir
  5. vou conferir com certeza, adorei tua premissa da obra, gosto desse gênero também, vou anotar a dica para um futuro próximo hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      Confira sim, tenho certeza que você irá amar.
      Beijuh

      Excluir
  6. Concordo com você em vários pontos da resenha! É uma leitura linda, sensível e de uma escrita primorosa. É o melhor livro nacional que li este ano. É muito complicado escrever a resenha de um livro com essa história dramática, beirando a realidade. Ainda não tive oportunidade de ler O Lago Negro, mas li a parte 2. Se prepara para chorar litros e se apaixonar ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nu
      Estou me preparando sim porque o final do parte 1 foi uma coisa de louco, fiquei desesperada pelo outro livro.
      Agora é só aguardar chegar.
      Beijuh

      Excluir
  7. Oi Renata. Parabéns pela sua resenha. Tem casos de depressão na minha família e é uma doença horrível, que fere a alma. Tem que ter muita determinação para sair do buraco que ela coloca a pessoa. Tenho muita vontade de ler esse livro, justamente por causa do tema abordado. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh
      Então leia mesmo. Esse livro nos faz entender pelo menos um pouco o que é essa doença e como ela se instala.
      Realmente é uma doença muito difícil e cruel, por isso vale a pena entender um pouco mais sobre ela.
      Beijuh

      Excluir
  8. Olá!

    Conheci a Ju em um evento e foi um prazer. Conhecia o livro, mas não sabia do que se tratava, primeira resenha que leio dele, e já estou amando, ainda mais pela delicadeza nele envolvida. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah!!!
      Ahh que bom que conheceu a Juh, só falta conhecer a obra, imagino que gostará muito. Dê uma chance.
      Beijuh

      Excluir
  9. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    Eu conheci o livro antes de ser lançado por essa editora e fiquei impressionada com a história e com os elogios que saem do comum. A autora parece ser muito talentosa e trabalhar com profundidade um assunto que realmente, as pessoas não entendem e por isso não sabem como ajudar. Estou louca para ler, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila
      Recomendo muito a leitura desse livro. È um tema bom e muito importante, o livro é repleto de ensinamentos.
      Que bom que curtiu a resenha
      Beijuh

      Excluir
  10. Uma vez tentei ler esse livro e não rolou, sabe quando a leitura não flui? Mas confesso que tenho vontade de tentar novamente. Quem sabe não vou até o fim? rsrs

    Gostei da resenha ^-^

    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa