Resenha: Rainha das Sombras

Título: Trono de Vidro - Rainha das Sombras (vol. 4)
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 643
Ano: 2016



VOCÊ JÁ CONHECE A ASSASSINA.
É HORA DE ENCONTRAR A RAINHA.
Aelin do Fogo Selvagem está de volta a Adarlan. E suas chamas prometem destruir todos os inimigos de Terrasen. Mas ela precisa ter cuidado para não ser consumida pelo próprio brilho.

A RAINHA VOLTOU... ENFIM!
Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth - a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado.A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia.Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.


Acho que não vou conseguir fazer esta resenha sem dar alguns spoilers - tanto do livro anterior quanto deste. Portanto, já aviso: PODE CONTER SPOILERS!
No final de Herdeira do Fogo, Celaena - que já tinha se aceitado como Aelin - liverta Rowan do juramento de sangue feito a Maeve e ele se une a ela como carranam, fazendo um novo juramento de sangue. Após isso, Aelin embarca de volta a Adarlan, determinada a libertar seu reino e seu povo.
Quando ela chega em Adarlan, descobre que o caos se instalou em Forte da Fenda: a maioria dos soldados do rei está usando um anel preto e, portanto, tem soldados valg dentro de si; Chaol não é mais Capitão da guarda e se uniu a rebeldes, passando a maior parte do tempo resgatando pessoas ds morte; Dorian está com um colar de pedra preta em volta do pescoço; Aedion está preso e a dias de ser executado.
Aelin precisa resgatar o primo, mesmo sabendo que uma armadilha será montada para ela. Quando Arobynn ofecere ajuda ( troca de favores, claro!), Aelin não tem outra opção senão aceitar. E ela ganha uma aliada e tanto! Ninguém menos que Lysandra, a cortesã rival de Celaena.
Enquanto isso, coisas cada vez mais terríveis estão acontecendo em Morath, e Manon se vê cada vez mais pressionada, tanto pela avó, a Matriarca, quanto pelas Treze. A primeira quer que ela obedeça cegamente ao Duque, enquanto as outras a pressionam a fazer a coisa certa e honrada.
O livro tem muitas, muitas, muitas, muitas surpresas! O tempo todo acontece algo. Acho que o momento mais enérgico pra mim foi a chegada surpresa de Rowan. Mas outras, inúmeras revelações bombásticas e surpreendentes ocorrem.
Aelin consegue libertar Aedion e Chaol, relutantemente, fala para ela como libertar a magia. Relutantemente por quê? Bem, Celaena está morta e, com ela, o amor dos dois; Aelin agora está "em outra" e Chaol também, apesar de ainda não ter de dado conta. Ele se ressente muito da rainha e ela dele - por conta da morte de Nehemia. Além do mais ele morre de medo do que uma pessoa poderosa como ela pode fazer a Forte da Fenda e Adarlan de tiver acesso ao seu poder. Até boa parte do livro, ele crê cegamente que Dorian pode ser salvo e libertar a magia vai dar a chance a Aelin de matá-lo. Então, quando finalmente Chaol percebe que Dorian se foi, ele conta a Aelin como trazer a magia de volta.
Aelin, Rowan, Aedion, Chaol, Nesryn e Lysandra: juntos, eles vão trazer a magia de volta e matar o rei de Adarlan.
Mas o que eles descobrem é que um mal ainda maior está por vir: Erawan, o rei valg que teoricamente foi destruído por Elena e Gavin, está às portas deste mundo, trazendo uma escuridão inimaginável. A luta agora é contra o relógio!

- [...] E agora que você voltou... todos os jogadores do jogo inacabado. A linhagem Galathynius, assim como a Havilliard, a qual ele tem odiado tão ferozmente durante todo esse tempo. Por isso perseguiu minha família e a sua.

Vou parar por aqui para não contar mais spoilers. O final é incrível! O livro inteiro é incrível! 640 páginas que eu li em menos de três dias.
O livro tem pontos de vista de Aelin, Rowan, Aedion, Chaol, Dorian, Manon, Elide e Lysandra. Para quem sentiu falta de Ligeirinha, como eu, ela está enorme e linda!
A capa do livro, como sempre, maravilhosa! Mal posso esperar para ler o próximo livro, que ainda será lançado :( Super recomendo esse série, que é atualmente a minha preferida e estou me coçando para contar o final do livro para vocês, por isso, tchau!

Livros da série:
Trono de Vidro - resenha aqui;
Coroa da Meia-Noite - resenha aqui;
Herdeira do Fogo - resenha aqui;
A Lâmina da Assassina - resenha aqui.

Série Espinhos e Rosas:
Corte de Espinhos e Rosas - resenha aqui.


NOTA 5

2 comentários:

  1. Eu estou para ler essa série faz tempo, mas ainda não tive tempo de começar. Sua resenha me deixou bastante animado, principalmente por causa do que você afirmou sobre o final da obra. Amo finais alucinantes.
    Ótima dica!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Sei como é essa questão do tempo. Mas assim que tiver como leia. Vale muito a pena e vc não vai se arrepender!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa